Ler Harry Potter reduz preconceito

Postado em Atualizado em

#fatoBom é estimular a leitura.

Além dos benefícios inerentes a leitura, como desenvolvimento pessoal e estimular o pensamento lúdico, a série Harry Potter apresenta mais um bom motivo para ser apresentada assim que possível aos pequenos.

Uma pesquisa publica no Journal of Applied Social Psyhcology conclui que a leitura dos livros da série aumenta em seus leitores o respeito a grupos estigmatizados como homossexuais, imigrantes e refugiados.

O estudo foi realizado com estudantes do ensino primário, secundário e fundamental na Itália e Reino Unido e confirmou a hipótese apresentada. A identificação com o personagem principal, Harry Potter, e a dissociação com o vilão (Voldemort) causam o efeito.

Fonte: Journal of Applied Social Psychology

Para saber mais sobre este #fatoBom é interessante ler Contos da Infância e do Lar, bem como o livro de María Emília Traça (O Fio da Memória, Do Conto Popular ao Conto para Crianças). Parafraseando a história contada por ela no livro, Einstein recomenda “Se quer que seus filhos sejam inteligentes, leia contos de fadas para eles, se quer que sejam ainda mais inteligentes, leia ainda mais contos de fadas para eles.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s