“Marca passo do cérebro” pode trazer avanços na luta contra o Alzheimer

Postado em

Pesquisadores do Canadá conduziram uma pesquisa com 6 pacientes durante 1 ano aplicando uma técnica de estimulação profunda do cérebro.

Uma ano depois, em dois desses pacientes, a área do cérebro responsável pela memória não só deixou de diminuir, como apresentou expansão. Nos outros quatro pacientes não houve deterioração na região.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Toronto o hipocampo é uma das primeiras regiões do cérebro a ser afetada e sofrer com a redução do tamanho em pacientes com Alzheimer. Essa é a área responsável pela memória e por isso a perda de memória e desorientação estão entre os primeiros sintomas da doença.

Exames mostram que a região afetada absorve menos glicose do que o normal, e por isso ocorre a degradação. A técnica usada nos pacientes consiste na implantação de eletrodos na região do cérebro que envia sinais ao hipocampo para estimulá-los com impulsos elétricos.

Um ano após o início da pesquisa foi observado que a absorção de glicose voltou ao normal. O estudo e suas conclusões foram publicados em 2012. Os pesquisadores ressaltam que é uma técnica em desenvolvimento e que mais pesquisas são necessárias.

Em 2014 foi iniciado mais um estudo, dessa vez com 42 pacientes e os resultados preliminares começarão a ser divulgados na metade de 2015.

Informações sobre a pesquisa de 2012 podem ser encontradas AQUI e AQUI. Para a pesquisa atual clique AQUI.

Um comentário em ““Marca passo do cérebro” pode trazer avanços na luta contra o Alzheimer

    Europa premia técnica brasileira de cirurgia | #fatoBom disse:
    outubro 13, 2014 às 3:01 pm

    […] Projeto do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) liderado pelo neurocirurgião Erich Fonoff aperfeiçoa o método de implantação de eletrodos no cérebro de pacientes com Parkinson, procedimento necessário para a terapia de estimulação cerebral profunda. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s