A morte é um dia que vale a pena viver? (ver video)

Postado em Atualizado em

Cicely Saunders
Cicely Sauders

Ter alguém ao seu lado até seu último suspiro é #fatoBom.

Naturalmente que ninguém deseja se tornar e nem deseja que alguém próximo se torne portador de doença terminal. Mas, enxergando a doença terminal como algo que o levará à morte, não estamos todos juntos neste caminho?

Não tenho resposta para o por quê muitas vezes olhamos com pena para o doente terminal, mas certamente o ideal seria olhá-lo com compaixão, o mesmo olhar que merecemos mesmo sadios. Naturalmente o entendimento do sofrimento a que está sujeito o paciente terminal urge mais por compaixão, não somente pelo sofrimento físico, emocional e social, mas também, como lembrado no vídeo pelo sofrimento familiar.

ana_claudia
Ana Claudia Quintana Arantes

Pesquisando um pouco sobre o assunto me deparei com a seguinte declaração: “Eu me importo pelo fato de você ser você, me importo até o último momento de sua vida e faremos tudo que está ao nosso alcance, não somente para ajudar você a morrer em paz, mas também para você viver até o dia da sua morte.” Esta frase de Cicely Saunders traduz bem este sentimento que tentei expressar, tão bem que aparece em uma centena de referências relativas aos Cuidados Paliativos.

Pela definição da OMS os cuidados paliativos se iniciam quando os cuidados curativos não mais fazem efeito. Esta definição pode parecer indicar que o paciente não mais viverá, o que será realmente a única verdade se o olhar dos que estão à volta o declararem morto. Isto que Cicely Saunders e a palestra de Ana Claudia Quintana Arantes na TEDx tentam nos recordar: o paciente terminal está sim vivo e merece respeito e ser tratado, bem como tratar os seus sofrimentos. O tempo dele precisa ser valorizado. Algo que levou um Hospital abrir um Wine Bar.

Conheça a TED.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s