Uma Escola Diferente

Postado em Atualizado em

#fatobom é contribuir para o desenvolvimento cognitivo e emocional de uma criança.

dende3
Crianças na Escola Rural Dendê da Serra
dende
Sala de aula

Imagine uma escola onde a sala de aula é apenas um dos ambientes de aprendizado, que acontece também através de jogos e atividades artísticas ao ar livre. Um espaço onde cada criança e jovem é visto como um ser humano único, sendo estimulado a desenvolver suas potencialidades individuais. Um lugar onde pessoas de origem social diversa convivem indistintamente, trocando experiências e aprendendo com as diferenças.

Assim  é  a  Escola  Rural  Dendê  da  Serra. Localizada na zona rural da vila de Serra Grande, litoral sul da Bahia, entre as cidades de Ilhéus e Itacaré, a instituição fica dentro de uma área de preservação ambiental, com matas, águas e praias preservadas.

dende10
Sala de Aula

A  base  de  ação  educacional  da  escola  é  a  Pedagogia Waldorf  (firmada  nos  pilares  da Antroposofia  de  Rudolf  Steiner), que investe no desenvolvimento das potencialidades individuais, visando promover um crescimento equilibrado e integrado do ser humano. As crianças e adolescentes que estudam na Dendê da Serra aprendem o conteúdo programático regular de uma forma diferente, lúdica, trabalhando o equilíbrio emocional e a clareza de raciocínio.

dende5
Para colher é preciso plantar

A preocupação maior da Associação Pedagógica Dendê da Serra, responsável pela captação de recursos para o funcionamento da escola, é atender às necessidades das familias de baixa renda da região.O objetivo é manter no quadro da instituição uma minoria de alunos pagantes, reservando a maior parte das vagas para crianças e jovens carentes da comunidade, através de bolsas de estudo. A falta de recursos da família é previamente analisada por uma comissão.

Para tornar isso possível, a escola se mantém de apadrinhamentos, do serviço voluntário de alguns pais e de doações de empresas e institutos. O sistema de apadrinhamento é simples: a pessoa interessada no programa pode visitar a escola e por afinidade escolher uma criança, ou pode deixar que a escola indique um aluno que precise da bolsa. Como padrinho, contribui economicamente para a formação da criança, recebe um sucinto relatório mensal sobre seus progressos e pode trocar correspondências com seu apadrinhado.

dende7
Jardim de Infância

Visando atender a estes objetivos, a associação lança no dia 15 de setembro a campanha “Ajude uma criança a construir um futuro melhor” (<– CLIQUE AQUI!!!), na plataforma virtual para arrecadação coletiva de doações juntos.com.vc. Hoje a escola possui 19 crianças apadrinhadas, 18 apadrinhadas parcialmente e 10 que ainda precisam ser apadrinhadas.

Conheça melhor o trabalho desenvolvido pela Associação Pedagógica Dendê da Serra, visite o site da escola.

Para outras iniciativas em educação ver nossa seção ou o visite o instituto Porvir.

Um comentário em “Uma Escola Diferente

    Doe mais que chuchu na serra. Ops, Dendê! « Fato Bom disse:
    maio 10, 2015 às 11:08 am

    […] Você se lembra da Escola Rural Dendê da Serra? Se não lembra deste trabalho inspirador clique aqui. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s