Paz, um dia ou uma meta?

Postado em Atualizado em

paz

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Internacional da Paz, proclamado pela ONU em 1981. Em tempos conturbados, de tantas desavenças e guerras, mesmo um simples dia de paz é um objetivo nobre, #fatoBom para ser celebrado em silêncio interior profundo. O dia marca também o início da primavera, que seja da humanidade.

Para atingir a paz como um estado individual permanente é preciso ter consciência e refletir continuamente atos e pensamentos, viver com esta meta em mente nem sempre é tarefa fácil, especialmente nos momentos que nos sentimos agredidos. A paz como um estado coletivo portanto é uma meta ainda mais distante, especialmente quando os indivíduos desistem de sua meta de paz interior. Apesar de todas as dificuldades, viver por uma meta de paz é #fatoBom, um  verdadeiro  e nobre objetivo que deve ser perseguido.

sinopaz
Ban Ki-moon toca o Sino da Paz para marcar o Dia Internacional da Paz. Foto: ONU/Paulo Filgueiras

Compreendendo os desafios de tais exercícios individuais, a ONU está buscando trabalhar a educação para criar indivíduos mais tolerantes.  No evento do Sino da Paz (18/09 em Nova York), o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu que os países invistam na educação para incentivar as crianças a praticar a cidadania global baseada em valores de tolerância e diversidade.

“Toda criança merece receber uma educação de qualidade e aprender os valores que irão ajudá-los a crescer e se tornar cidadãos globais em comunidades tolerantes que respeitem a diversidade”, disse Ban antes de tocar o Sino da Paz, um presente dado pelo Japão em 1981 para a sede da organização em Nova York.

Este ano, o tema para a data é “Educação para a Paz”. O chefe da ONU lembrou que atualmente 57 milhões de crianças não têm acesso à educação e recordou as palavras da estudante paquistanesa Malala Yousafzai, dizendo que “um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”. Yousafzai foi baleada por integrantes do grupo fundamentalista Talibã no ano passado por frequentar a escola. “Pela primeira vez em uma década, a ajuda para a educação diminuiu. Precisamos reverter esse declínio, formar novas parcerias e chamar mais atenção para a educação de qualidade”, disse Ban.

Disse também que “O Dia Internacional da Paz é um momento de reflexão, um dia em que reiteramos nossa crença na não violência e pedimos um cessar-fogo global”, afirmou.

Convidamos você a refletir: O que você vai ser?

gandhi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s