Sabe como são eleitos os deputados?

Postado em Atualizado em

Publicado originalmente no Não Vai Dar Certo por Rodrigo Saraceno. Reproduzido e adaptado sob autorização.

Entender o sistema eleitoral é #fatoBom.

Você sabia que quando você vota para deputado ou vereador é como se você primeiro votasse no partido, e depois em quem você quer que tenha a preferência na lista do partido (ou coligação)?

Se você vota digamos no HUGUINHO para deputado federal (digamos numero XXYY), você está votando no partido XX, e querendo que HUGUINHO, o candidato YY daquele partido, tenha a preferência daquele voto. A relevância disso é que o HUGUINHO pode não precisar do voto que você deu pra ele ou o voto pode não ser suficiente para elegê-lo. Estima-se que na Bahia um candidato a deputado federal, em 2014, vai precisar de cerca de 195 mil votos para ser eleito (mais detalhes aqui http://www.quersaberpolitica.com.br/bahia-quociente-eleitoral-em-2014/).

Se por exemplo o hipotético candidato HUGUINHO tiver 250 mil votos, ele está eleito, e os votos que sobraram (55 mil) vão para o primeiro candidato do partido ou coligação dele que não atingiu o coeficiente eleitoral, neste exemplo ZEZINHO. Digamos que ZEZINHO, por sua vez, conseguiu 150 mil votos, que somados com os 55 mil votos que “sobraram”  chegam aos 195 mil necessários. Pronto, ZEZINHO está eleito, sem ter tido 195 mil eleitores que conheciam e escolheram ZEZINHO.

Suponhamos agora, que o partido tenha lançado dez candidatos, todos com cerca de 19.500 votos. Esses votos serão totalizados como votos do partido ou coligação e será dado ao candidato do partido ou coligação que tiver mais votos, e este será o candidato que representará aquele partido na casa legislativa. Digamos que o LUIZINHO tenha mais votos entre os candidatos do partido (ou coligação) dele, com 19.511 votos. Ele leva os votos.

Resumindo: para todos os efeitos, na eleição para deputados você vota no partido e na formação da lista de preferência dos representantes do mesmo, ou seja, pra quem vão os votos que sobram, e especialmente o voto dado sem consciência a um candidato com poucas chances pode eleger outro que também não chegou perto do número de eleitores necessários.

Escolha bem seu candidato e vote com consciência.

Bandeira

Assista o vídeo:

Um comentário em “Sabe como são eleitos os deputados?

    Eleições 2014 | #fatoBom disse:
    setembro 30, 2014 às 10:52 pm

    […] Sabe como são eleitos os deputados? […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s