Células do nariz devolvem movimento a homem paralisado

Postado em

bbcTratamento inovador transplanta células do nariz para a medula devolve movimento das penas a homem paralisado.

Após ser esfaqueado em 2010, Darek Fidyka  ficou paralisado do peito para baixo. Mesmo após 2 anos de fisioterapia intensiva não houve sinal de recuperação.

Mas um inédito tratamento realizado por cirurgiões poloneses em colaboração com cientistas em Londres, divulgado na publicação científica Cell Transplantation, mudou a história.

Após o novo tratamento Darek conseguiu andar com a ajuda de um andador e ainda recuperou algumas funções da bexiga, intestino e aparelho reprodutor. “Quando você não pode sentir quase metade do seu corpo, você é impotente, mas quando ele começa a voltar, é como se você tivesse nascido de novo” diz Darek.

Os cirurgiões removeram um dos bulbos olfativos do paciente e as células especiais que fazem parte do sentido do olfato cresceram em cultura. Estas células são responsáveis pela renovação das fibras nervosas do sistema olfativo.  Após a cultura as células foram transplantadas para a medula espinhal. Os cientistas acreditam que as células olfativas forneceram uma direção, permitindo que as fibras acima e abaixo da lesão se reconectassem, usando os enxertos de nervos para preencher a lacuna na medula espinhal.

Fidyka mantém a fisioterapia que já realizava antes do transplante. Em três meses começaram a aparecer indícios de que a terapia estava funcionando quando a sua coxa esquerda começou a desenvolver músculos. Seis meses depois, ele deu seus primeiros passos com a ajuda de barras paralelas, usando muletas e com o apoio de um fisioterapeuta. Dois anos após o tratamento, ele consegue andar fora do centro de reabilitação utilizando um andador.

“O que eu aprendi é que você nunca deve desistir, mas continuar lutando, porque alguma porta se abrirá na vida” – Darek Fidyka.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s