Luz engarrafada

Postado em Atualizado em

Alfredo Moser, mecânico em Uberaba, cidade mineira a quase 500 km de Belo Horizonte teve uma ideia genial e simples para iluminar sua casa durante uma queda de energia em 2002.

A ideia virou a Lâmpada Moser, uma garrafa plástica cheia de água fixada em um buraco feito nas telhas da casa. Água sanitária é adicionada para manter a transparência, quanto mais limpo estiverem água e garrafa melhor. As garrafas são presas com cola de resina, que segundo o inventor impede vazamentos mesmo na chuva.

Moser diz que medições feitas por um engenheiro indicam que cada garrafa equivale a lâmpadas de 40 a 60 watts dependendo do sol obviamente e não emite CO2. Para comparação uma lâmpada deixa em média uma pegada de carbono 0,45kg CO2 em sua fabricação e mais 200kg por ano para funcionar.

O funcionamento é baseado na refração da luz, que é a mudança de velocidade da luz que ocorre quando a luz atravessa meios com densidades diferentes. Assim os raios de luz alteram sua trajetória ao passar pela garrafa com água e se espalham pelo cômodo.

Em 2011 a fundação Filipina My Shelter adotou a Lâmpada de Moser e iniciou o projeto Liter of Light que levou a invenção a 140.000 casas e deu visibilidade mundial ao projeto.

Em 2013 a organização voluntária Change levou a ideia para as favelas de Dhaka em Bangladesh onde a maioria das residências não tem energia nem janelas. Algumas dificuldades foram enfrentadas, alguns moradores resistiram inicialmente a ideia alegando que estavam se sentindo mais pobres ainda garrafas como lâmpadas e também foi necessário realizar a cobrança de um pequeno valor (3kg de arroz) pois a comunidade tinha dificuldade em aceitar que algo benéfico a eles estava sendo dado de graça.

Estima-se que a invenção é usada em 1 milhão de casas espalhadas pelo mundo em países como Filipinas, Bangladesh, Índia, México e Colômbia.

E quando você irá contar ao mundo a sua ideia?

Fonte: BBC Brasil, BBC, Wikipedia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s