Combate transparente à corrupção e a “Lava Jato”

Postado em Atualizado em

MP-combate-aa-corrupcaoUm amigo vinha me perguntando porque notícias da Operação “Lava Jato” ainda não tinham aparecido no #fatobom, visto que para ele o combate efetivo à corrupção era uma das melhores notícias de todos os tempos. Disse a ele que apesar de concordar, havia o uso político da operação por parte do governo e também da oposição e que isto feria o princípio de neutralidade política do movimento #fatobom. O governo alega que “nunca antes na história deste país” a corrupção foi tão investigada e a oposição alega que “nunca antes” a corrupção foi tão organizada.

Fora isto, existe a percepção de muitos que ao ver pessoas tidas na sociedade como “alta estirpe” envolvidas, então “imagine quão profundamente corrompido é o país”. Ou seja, as notícias muitas vezes trazem mais atordoamento do que esperança e a razão de existir do #fatobom é levar esperança para melhorar a tomada de decisão e não atordoar o indivíduo.

Este dilema foi resolvido quando tomamos conhecimento da divulgação dos fatos conhecidos da operação “Lava Jato” e do conceito do combate à corrupção em portais do Ministério Público Federal, órgão de Estado (não de governo) e portanto supra discussões entre governo e oposição.  Veja a definição do MPF no portal www.brasil.gov.br. Conhecer a diferença entre o Estado Brasileiro e o Governo Brasileiro é #fatobom!

No portal da operação “Lava Jato” nos é informado pelo MPF deste o porque do nome da operação, passando pelos resultados e denúncias oferecidas, bem como notícias oficiais. Navegue pelo menu do portal abaixo:

No portal do combate à corrupção encontramos desde a definição de corrupção e um clamor por seu combate não só pelo MPF mais por todos os cidadãos, bem como a classificação dos crimes tipificados. É possível também navegar para outros pontos do MPF. O Ministério Público é órgão sério e competente, verdadeiro #fatobom!

Se é fato que nunca antes a corrupção foi tão investigada, também é fato que isto é um sinal da evolução do estado brasileiro e não mérito do governo. O fortalecimento do MPF, da CGU e da PF é política de estado e tem o completo apoio da população brasileira.

Por outro lado é fato também que a corrupção nunca foi tão articulada. Uma causa disto é que quanto mais tempo um esquema perdura, mais intrincado e sofisticado ele se torna. Sem contar que o aumento da fiscalização gera necessidades de sofisticação dos esquemas de corrupção, generalizando, de quaisquer ilegalidades. Isso é da natureza criminosa e certamente não é culpa do governo.

Separar fatos de falácias é #fatobom e isto requer discernimento e portanto conhecimento.

corrupcao_MPF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s