Enxergar o outro

Postado em Atualizado em

image

Texto editado, ler Original em O Globo.

O que você pode fazer para melhorar o mundo? Esta pergunta que me passa pela cabeça de forma sistemática desde 1999 veio à tona ao ler esta reportagem.

A resposta que me veio em mente sempre passou por coisas simples  como consumo consciente (não que pratique), agir com correção (não que eu seja correto), fazer o que está no seu potencial e não comparar com o que o outro faz.

A última sempre faz lembrar o “pensar no outro”, considerar o outro. E quando este outro está invisível aos nossos olhos?

Ashley Jiron, dona do pequeno restaurante P.B. Jams, em Warr Acres, no estado americano de Oklahoma, [não estava enxergando este outro] e ficou chocada ao perceber que o seu lixo havia sido revirado por alguém em busca de comida. Mas, em vez de ignorar ou dificultar o acesso de pessoas ao local de armazenamento dos detritos, ela fixou em sua porta um emocionante cartaz.

“Para a pessoa que vai atrás de nosso lixo para sua próxima refeição, você é um ser humano e vale mais que uma refeição de uma caçamba de lixo. Por favor, entre durante o horário de funcionamento para um sanduíche, vegetais frescos e um copo d’água sem nenhum custo. Não farei perguntas. Sua amiga, a dona”, escreveu Ashley no cartaz que se espalhou pela internet e ganhou espaço no noticiário americano.

“Me machuca alguém ter que fazer isso”, disse a dona do restaurante, ressaltando que refeições grátis é o mínimo que ela pode fazer. — Eu acho que todo nós já estivemos na posição de precisar da ajuda de alguém e nós apenas precisávamos de alguém para estender as mãos. E se eu puder ser essa pessoa a estender a mão para outro ser humano, eu farei.

O cartaz ficará fixado na porta do restaurante até que a pessoa apareça. Ashley acredita que o orgulho talvez mantenha a pessoa, mas torce para que ela apareça e aceite o seu convite.

Esta história é um convite para abrirmos os olhos e reconhecer o outro ao redor e, se for do seu alcance, acolhê-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s